Projetando Vestiários

O vestiário faz parte da transição entre o exercício e a sua ida para casa. A boa experiência dentro dele causa uma ótima última impressão e a vontade de voltar no dia seguinte

 Conforto

Continuando a nossa conversa sobre a arquitetura das principais áreas das academias de ginástica, vou tratar nesta edição sobre o tema vestiários. Eles são um ponto importante de contato entre o seu cliente e o seu negócio. Dão a sensação da limpeza e do padrão de qualidade da academia e passam a sensação de conforto.

Todos os clientes que visitam a academia gostam de ver os vestiários, pois lá percebem o cuidado que se tem com os alunos. Mesmo os que não pretendem usar os chuveiros no dia a dia, sentem-se impressionados com um vestiário bonito, bem planejado e bem cuidado.

O que levar em conta ao planejar os vestiários

Para projetar um vestiário comece pensando na visão: quem está fora do vestiário não pode ver o que acontece em nenhuma área de dentro. Isso se consegue com a criação de corredores de acesso ou colocação de divisórias que impeçam a visão. Não conte com a porta fechada para barrar essa visão, pois no momento em que ela se abre, o usuário também precisa de privacidade. Falando nisso, os vestiários podem ou não ter porta. Tal decisão tem prós e contras: o bom de se ter porta é o fato de separar o som da academia do som do vestiário, dando mais sensação de privacidade. O ruim é que a porta é uma barreira de circulação, principalmente em academias com mais de 2.000 alunos matriculados.

Em seguida, pense no fluxo dos alunos dentro do vestiário: o ideal é ter três áreas separadas: área dos sanitários, a área de troca e a área de chuveiros. Os usos são diferentes e a separação dá muito mais conforto para os alunos. Também ajuda na limpeza do vestiário, pois separa a área molhada da área seca. O fluxo ideal contempla que o aluno não passe pelo meio de quem está se trocando para usar os sanitários e lavar as mãos. Da mesma forma, a entrada da área dos chuveiros deve ser diretamente ligada à área de troca, na qual ficam os bancos e armários. Quando existir sauna dentro, a sua saída deve ser direta para a área molhada.

Pense também nos detalhes: o melhor lugar para a saboneteira é perto (ou dentro) da cuba; as toalhas de papel não podem ficar longe das cubas, pois a água vai pingando da mão até se atingir o toalheiro, o que suja o chão (e causa mais manutenção). O cesto de lixo deve estar perto do toalheiro; é fundamental ter onde apoiar a nécessaire ou bolsa enquanto se lava a mão (o melhor é trabalhar com bancadas e não pias sem apoio). Coloque ganchos para toalha do lado de fora dos boxes de chuveiro e também dentro do box de sanitário (para bolsas). Muita coisa? Não! É o mínimo que o seu aluno merece. E todos esses detalhes não custam quase nada.

Academias com piscina

Em academias com piscina, o ideal é ter uma saída dos vestiários direto para a piscina, além da entrada principal. Tal saída deve ser localizada próximo às áreas de chuveiros e troca.

Quando esse cuidado é tomado e os vestiários são bem planejados não é necessário ter vestiários separados para piscina e musculação. Lembrando que é uma área cara de se construir e que exige manutenção constante, é bem melhor evitar a duplicidade.

Quando se fala em piscina, lembramos também de crianças. Vestiários exclusivos para crianças são muito práticos, pois permitem a entrada de adultos de ambos os sexos e facilitam bastante o dia a dia dos pais.

Materiais de revestimento

A segurança do aluno e a manutenção da academia são prioridade sempre. Nos vestiários, o ponto mais crítico é o piso. Existem pouquíssimas opções de pisos que são antiderrapantes e fáceis de limpar, e estes têm aspecto mais industrial, o que não agrada a todos os públicos.

Já os pisos que agradam mais visualmente ou são antiderrapantes e difíceis de limpar ou são fáceis de limpar e escorregam. A decisão de qual piso usar tem de ser tomada com muito cuidado e não levar em conta somente o aspecto estético.

Vestiário é o espaço mais difícil de reformar dentro da academia, então o cuidado com as especificações deve ser redobrado. Nessa concepção, minha dica é usar materiais de acabamento bastante neutros na maior parte das paredes e abusar de detalhes que sejam facilmente trocados, como cubas, torneiras, espelhos e bancos. Gosto também de eleger uma ou duas paredes para colocar um revestimento diferente, bem atual e que quando necessário possa ser trocado. Assim, o vestiário fica dentro da tendência arquitetônica do momento e não fica “datado”.

Vale muito a pena investir em uma cuba e torneiras bonitas, com um espelho diferente em cima. Acaba se tornando um cartão-postal do vestiário e deixa tudo o que está em volta mais bonito.

Tendências

A tendência visual hoje é de conforto. Acabaram-se os vestiários de aspecto frio e entram os de aspecto confortável: está em voga a madeira, cores suaves (em detalhes, para não cansar) e iluminação mais difusa. Muitas vezes, usamos pufes ou sofás no lugar dos bancos.

Já é corriqueiro (e desejável) colocar uma bancada seca: um lugar para se arrumar, secar o cabelo, maquiar-se, não necessariamente junto às pias. Ela pode ser usada em pé ou sentado, ter espelho e iluminação boa o suficiente para maquiagem. Já começamos a colocar também em vestiários masculinos, pois os homens já pedem (e usam) esse conforto.

Dentro dessa tendência de ambientação, o som ambiente é muito importante. A música pode ser mais suave do que a música dos outros espaços da academia, para “desacelerar”.

Concluindo

Pense no seu cliente: ele vem treinar para adquirir boa forma física, mas, principalmente, para divertir-se e ir embora em um estado mental melhor do que chegou.

O vestiário faz parte da transição entre o exercício e a sua ida para casa. A boa experiência dentro dele causa uma ótima última impressão e a vontade de voltar no dia seguinte, que é o nosso objetivo!

Pense nisso e bom projeto!

 

Foto: Academia Runway – Unidade Lago Norte

 

Patricia Totaro é Arquiteta especializada em pro­jetos esportivos com mais de 90 projetos neste segmento. patricia@patriciatotaro.com.br  www.patriciatotaro.com.br  

 

 

About these ads

Publicado em 18/11/2011, em Espaço Físico e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 112 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: